domingo, 11 de enero de 2009

RELIGIOSO BAEZA VISITA A SECUESTRADOR

RELIGIOSO CHILENO VISITA SEQUESTRADOR DE WASHINGTON OLIVETTO

SANTIAGO DO CHILE, 5 JAN (ANSA) - O ex-vicário da Pastoral Social do Chile, monsenhor Alfonso Baeza, viaja ao Brasil nesta segunda-feira para um encontro com Mauricio Hernández Norambuena, preso no Brasil pelo sequestro do publicitário Washington Olivetto, ocorrido em 2001.


Em entrevista ao jornal La Nación, o religioso revelou que fará a visita a pedido das irmãs de Hernández, que esperam que o encontro possa "dar força" ao preso.
Ex-dirigente da Frente Patriótica Manuel Rodríguez, um movimento de esquerda chileno, Norambuena cumpre pena de 30 anos no presídio federal de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná, por onde já passou o traficante Fernandinho Beira-Mar.
Em seu país, ele havia sido condenado à prisão perpétua pelo assassinato do senador Jaime Guzmán e pelo sequestro de Cristán Edwards, filho do dono do conglomerado de comunicação El Mercurio. Em 1996, fugiu do presídio de segurança máxima de Santiago ao ser resgatado por um helicóptero.
Baeza revelou que sua presença no Brasil poderia agilizar o processo de extradição de Norambuena para o Chile. A representação chilena da Cáritas quer se reunir com seus pares do Brasil para discutir esta possibilidade.
"O castigo fundamental da prisão é a privação da liberdade, e é inumano castigar assim, é uma vingança", disse o sacerdote, que será a primeira pessoa a visitar Norambuena que não é de sua família.
O religioso disse não conhecer o sequestrador e afirmou que ele foi condenado por ser apenas o "autor intelectual" dos crimes, e que por isso "não tem suas mãos manchadas de sangue".
Baeza lembrou que há dois anos foi aprovado no Chile o indulto a pessoas que cumprem pena em presídios de segurança máxima, como era o caso de Norambuena. "Isso é muito importante, porque havia vários cumprindo penas de prisão perpétua, mas não por um ato de sangue, e que por isso foram colocados em liberdade", afirmou.
"A meu ver, todos cometemos erros, produzimos males ou sofrimento a outras pessoas, mas quando há arrependimento e mudança é possível mudar de opinião", argumentou o sacerdote.
Washington Olivetto foi seqüestrado no dia 11 de dezembro de 2001 e mantido em cativeiro durante quase dois meses em uma casa localizada no Brooklin, zona sul de São Paulo. O publicitário foi libertado após uma vizinha que ouviu seus gritos ter chamado a polícia. Norambuena foi condenado em 2003. (ANSA)
05/01/2009 16:59

No hay comentarios: